sábado, 24 de outubro de 2009

TENÇÕES NA ESCOLA

Durante a graduação estamos tendo contato com diferentes teóricos que discutem a participação da família na educação da criança. Nos deparamos com pontos de vistas diferentes, alguns pensam que a educação escolar deve ser assumida inteiramente pela escola, outros defendem que é responsabilidade, também da família, e há aqueles que designam a cada um seu papel.
Certamente nossa época de alunos cabia a escola a responsabilidade de nos educar, pouco importava o que nossos pais sabiam ou não. Porém como professores as discussões educacionais giram em torno tanto do ensino como da aprendizagem, processos que dependem são influenciados tanto pelo ambiente escolar, como familiar, de modo paralelo. Certamente não podemos fugir do contexto em que vivem os nossos alunos. Infelizmente é realidade que a maioria deles convive em constante violência em seu ambiente, em meio a famílias desestruturadas, ou ausentes.Sabemos o quanto é difícil para eles se sobressaírem no meio de tantos obstáculos encontrados.
É bastante complexo, também, para o professor, embora não impossível, essa é uma tarefa complicada, mas temos certeza que ignorar as diferenças não é o melhor caminho. "Mais do que nunca o educador precisa conhecer a fundo a infância e a adolescência" como afirma Miguel Arroyo (in:Zenti,2001).
Para isso a formação não pode parar, é fundamental que a escola tenha claro seus próprios valores, sem perder de vista que os mesmos devem ser flexíveis, para que os diferentes não sejam tratados como iguais, pois padronizar é um ledo engano de igualdade. Para uma formação mais qualificada, desde as séries iniciais deve se oferecer conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, considerando

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