quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Escrita e a Escola

Universidade Federal da Bahia
Facildade de Pedagogia/Séries iniciais
Professora Paula
Cursista Francinete Brasil

A ESCRITA E A ESCOLA
Como mostra no texto de Sonia Kramer,nos ultimos anos se tem procurado compreender as relações que professores de diferentes idades e gerações estabeleceram com a escrita nas suas trajetorias de vida e trabalho.Pesquisando o que lêem e escrevem,em seus relatos muitos destacaram o papel da família na criação do gosto pela leitura,outros traziam em em suas lembranças histórias de leitura e escrita forçadas,imposições feita pelas escolas.
Ainda falaram de seus medos e vergonha dos seus escritos. Infelismente hoje eu também sinto vergonha de dar o meu texto para alguem ler,carrego comigo a frustação que tudo que faço não tá bom.Vejo também muitas colegas falando da mesma dificuldade.
No texto mostrou até mesmo alunos que passam 20 anos ou mais chega a até o Doutorado que dizem não saber escrever.Situação a ser pensada seriamente.
Eu estou disposta a perder esse medo,e acho que já comecei desde que iniciei esse curso e principalmetne com essa atividade Oficina da Palavra Escrita,mim dispertou um pouco para importância da escrita e quanto sei que sou capaz,embora ainda com medo mas como foi bem lembrado pela colega Sirleide só se aprende a fazer fazendo.É isso vamos pra frente que as palavras nos espera.

2 comentários:

Sule disse...

Oi Fran!
Vc precisa rever tua lista de blogs, esta com 25 funcionando, dois sem funcionar :
http://beatrizcomunidadeufb
http://sirleidearaujo.blogsp

Os endereços corretos desses dois são:
http://beatriz-comunidadeufba.blogspot.com/

http://sileidearaujo.blogspot.com/

Além disso, lembre-se que é necessário ter 59 blogs em sua lista!!!
bjinhos
Sule

lene disse...

Olá! Fran, sabia que a reflexão que vc fez do medo e da vergonha de mostrar o escrito,tem tudo a ver comigo, qualquer que seja a escrita que faço, há uma resistencia que me trava, por não aacacreditar em mim. Fico tensa só em pensar que pessoas tão sábias vão ler o meu diário de ciclo e o meu memorial,com tantos erros.
Hoje entendo melhor meus alunos quando não querem mostrar suas produções, porém compreendo a função dos professores de analisar para ajudar, eé assim que desenvolvemos nossa escrita.
Bjsss!!!