terça-feira, 24 de novembro de 2009

Educação Especial

Eis um tema complexo “Educação Especial” mais o professor João Danilo conduziu muito bem essa temática que na verdade o preconceito sempre existiu, porém o problema não é só esse; há também o fato de que os educadores não estão preparados para receber crianças com necessidades especiais.

Sabemos que é preciso respeitar as diferenças e deixar claro que o aluno especial pode se relacionar com outras crianças. Logo, as mesmas, como também o professor tem grandes probabilidades de aprendizagens, de interação e podem até mesmo ajudar as famílias em determinadas situações. No que diz respeito à avaliação o professor precisa saber quais habilidades aquele aluno adquiriu durante o ano e não avaliar ele apenas pelo conteúdo e com exames de prova/teste. Segundo Luckesi, essa pratica exclui parte dos alunos, por basear-se no julgamento; a avaliação pode incluí-los devido ao fato de proceder por diagnostico e por isso, pode oferecer-lhes condições de encontrar o caminho para obter melhores resultados na aprendizagem.

Simbolicamente podemos dizer que a avaliação, por se; pode e deve ser acolhedora e harmônica, coaprendizagem; o diagnostico permite a decisão de direcionar ou redirecionar a criança que está precisando de ajuda.mo o circulo é acolhedor. Quando chamamos alguém para dentro do nosso círculo de amigos, estamos acolhendo-o. Avaliar um aluno com dificuldades é criar a base do modo de como incluí-los no circulo da

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