sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MODOS DE APRENDER

Baseado nos estudos realizados conseguir definir a aprendizagem como uma mudança de comportamentos resultante de experiência que ocorre em qualquer lugar, não só na escola, mas em todo lugar ao longo da vida.
Estudiosos se preocupam em descobrir como o homem aprende e qual a melhor fase da vida para que ocorra a aprendizagem, assim a educação se beneficia desses estudos na busca da melhoria do processo ensino aprendizagem.

Existem várias teorias sobre como o ser humano aprende, porém nenhuma delas dá conta de forma completa de como o se aprende. Vale ressaltar que Piaget, Vygotsky apresentam as teorias mais aceitas no processo educacional. Piaget usando a observação acompanhou as mudanças ao longo do desenvolvimento da criança, apresentou interesse pelos erros que as crianças cometiam e em seus estudos constatou que os esquemas usados pelas crianças são diferentes do adulto. Também dividiu o desenvolvimento humano em quatro estágios de acordo com as formas de pensar que caracterizam cada um desses momentos, momentos esses que se modificam à medida que o individuo cresce.
E assim ele chama de estágios: Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Nenhum comentário: